sábado, 30 de outubro de 2010

Estudo: Só 3% dos demitidos por corrupção são condenados

Pesquisa do professor Ivo Gico revela baixo percentual de condenação entre demitidos do serviço público por corrupção

Severino Motta, iG Brasília | 30/10/2010 14:42
Um estudo do advogado e professor Ivo Gico, da Universidade Católica de Brasília (UCB), revela que somente 3% dos funcionários públicos federais demitidos por corrupção são condenados criminalmente. Devido aos dados, Gico afirma que o crime compensa no Brasil, pelo menos no que diz respeito à corrupção promovida por agentes públicos.
“O bandido é racional. Antes de cometer o crime ele avalia a probabilidade de ser pego, o tempo de pena que teria de cumprir e o lucro que pode ter. Sabendo das baixas condenações ele entende que vale a pena praticar o crime”, disse.


Para o estudo, Gico analisou os servidores federais demitidos por assuntos relativos à corrupção entre 1993 e 2005. A escolha metodológica foi feita devido à dificuldade de se identificar casos de corrupção e ao que chamou de administração “protetiva”.
“Tivemos que encontrar uma solução, uma vez que a identificação de corrupção não é fácil. Por isso optamos por pegar funcionários públicos que foram demitidos por corrupção. Como a administração é muito protetiva, entendemos que a probabilidade do crime ter sido cometido é muito grande, se não o servidor não seria afastado”, explicou.
Ao todo, o professor identificou 441 casos. Destes, 224 tentaram reingressar no serviço público através de medidas judiciais – 29 conseguiram. E, do universo, somente 3,17% foram condenados criminalmente.

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/estudo+so+3+dos+demitidos+por+corrupcao+sao+condenados/n1237815718251.html



Acredito que muitos nem se abalam mais ao ver notícias como essa, mas o que mais me impressiona e revolta é saber que o nosso sistema de lei é totalmente falho,  fictício e que funciona de tal forma que todos são inocentes se tiver conhecimento, grana e um bom advogado.    
Na minha opinião os caras que se reuniram dias para fazer esta merda de a constituição, código penal e suas emendas para ninguém com grana prestar contas á justiça, com certeza eram escritores e fãs de humor sarcástico ou de livros de piadas.

domingo, 17 de outubro de 2010

Inaugurando...

Bom, tive a idéia de criar isto, e penso que na primeira postagem achei que tinha que ser algo grandioso, fodástico, para impressionar, então... eeeehhh, aaaahnnn...

Não me veio nada na cabeça, pois é nunca vem... Escrevo mal pra kct, no cursinho as minhas notas de redação são abaixo da média...

Bom para não passar em branco, vou postar aqui algo inútil para novos músicos ou para quem um dia quer aprender a tocar violão, algo que abrirá sua mente para o segredo do sucesso:

http://www.youtube.com/watch?v=Falg_Dk8l6c&fmt=22